Auckland. João Sousa sem hipóteses frente a super Ferrer, vai sair do top 60
João Sousa, número um nacional e 59.º colocado do ranking ATP, foi eliminado esta quarta-feira nos oitavos-de-final do ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia, o seu primeiro torneio de 2018, vendo assim impedido de defender os 150 pontos ganhos nesta semana em 2017, quando atingiu a final da prova.
O vimaranense de 28 anos, que havia feito uma excelente exibição na primeira ronda, não teve hipóteses diante do espanhol David Ferrer, 38.º ATP, antigo top 5 mundial e quatro vezes campeão deste torneio, cedendo por claros 6-2 e 6-2, em 1h07, num encontro em que o tenista de 35 anos se apresentou a um nível que fez lembrar os seus tempos áureos, controlando o ritmo de fundo do court, quer nos jogos de serviço, quer também na resposta.
João Sousa perde 130 pontos esta semana e vai cair para as últimas posições do top 70, naquele que será o seu pior ranking desde 2013, na semana que antecedeu o seu primeiro título ATP da carreira, em Kuala Lumpur.
Por outro lado, Sousa parte com tempo para Melbourne de modo a preparar o Australian Open, onde este ano não tem quaisquer pontos a defender, uma vez que perdeu na primeira ronda em 2017, diante do australiano Jordan Thompson.
4-time #ASBClassic champion @DavidFerrer87 rolls into the quarterfinals at Auckland.
A spot-on performance! pic.twitter.com/iOw2wvUGz9
— Tennis TV (@TennisTV) 10 de janeiro de 2018