ATP NextGen Finals: Tudo o que precisa de saber
Arranca esta terça-feira a terceira edição das ATP NextGen Finals, que decorre em Milão, Itália, até ao próximo dia 9 de novembro. O torneio conta com a presença dos melhores tenistas da nova geração no circuito, até aos 21 anos.
Hyeon Chung foi o campeão da primeira edição e Stefanos Tsitsipas conquistou o título no ano transato.
Formato:
O torneio é organizado em estilo round-robin, ou seja, é uma competição de todos contra todos. Os oito tenistas são divididos em dois grupos de quatro: O Grupo A conta com Alex De Minaur, Casper Ruud, Miomir Kecmanovic e Alejandro Davidovich, ao passo que o Grupo B é constituído por Frances Tiafoe, Ugo Humbert, Mikael Ymer e Jannik Sinner.
Para as meias-finais seguem os dois melhores jogadores de cada grupo. O critério de desempate concentra-se pela seguinte ordem: maior número de vitórias, maior número de encontros disputados ou pelos resultados do frente-a-frente.
Novas regras:
A terceira edição do torneio vai contar com as novas regras que têm vindo a ser testadas. Apesar de continuar com o formato dos encontros à melhor de cinco sets, vão ser disputados até aos quatro jogos com tie-break a 3-3. Para além disso é também disputado o ‘ponto de ouro’, caso o resultado seja 40-40, descartando assim as vantagens.
O torneio conta com outras inovações, excepto a não existência de ‘lets’ – regra banida, devido à desaprovação dos jogadores.
Onde assistir:
Poderá acompanhar todos os encontros através da plataforma live center do Bola Amarela, com resultados e estatísticas atualizadas ao segundo.