Antigo top 25 recorda episódio em 2002: «Nalbandian disse-me ‘Não podes perder com o Federer’»
Mariano Zabaleta é um antigo jogador argentino retirado do circuito em 2009 e, entre as várias histórias que tem na carreira, há uma que se destaca e que envolve… Roger Federer e David Nalbandian.
O agora vice-presidente da Associação Argentina de Ténis contou um episódio onde Nalbandian esperava a sua vitória frente ao helvético. “Joguei em Monte Carlo com o Federer, em 2002, e em terra batida eu era duro, jogava muito bem, na minha opinião. Ele era um grande jogador mas em terra víamos que ‘metia água’ em muitos aspetos. Eu tinha 24 anos e ele 21. Jogámos na primeira ronda e perdi 7-6 e 6-4”, referiu o antigo número 21 mundial.
É então que surge Nalbandian na história. “O Nalbandian ganhou a alguém e se eu ganhasse jogava contra ele. Ele achava que eu ia ganhar e que nos enfrentávamos. No balneário ele chegou e disse-me: ‘Não podes perder com o Federer’ e eu respondi: ‘Perdi mano, estás a brincar comigo, ele jogou super bem’. Queria desculpar-me. Mas o Nalbandian dizia-me que em terra batida não podia perder. No outro dia fui ver o jogo deles. O Nalbandian ganhou 6-2 e 6-1. O Nalbandian dizia que o Federer não era tão bom na esquerda, algo que depois obviamente melhorou e é hoje o melhor jogador da história”, contou, no ATP 250 de Buenos Aires.