Almagro vence guerra espanhola e é campeão no Estoril
Teve a vantagem na mão e deixou-a escapar, mas apenas temporariamente, porque Nicolas Almagro, 71.º ATP, tardou mas não falhou e é mesmo o grande campeão do Millennium Estoril Open 2016. O espanhol de 30 anos bateu Pablo Carreño Busta, 50.º mundial e oitavo cabeça-de-série, num encontro de excelente nível e onde não faltaram muitas e fortes emoções, que terminou com os reveladores parciais de 6-7(6), 7-6(5) e 6-3.
Num encontro que teve a duração de duas horas e 46 minutos, os papéis estiveram invertidos no primeiro set, com Carreño Busta, o mais novo dos espanhóis, a revelar grande determinação e maturidade nos momentos importantes, tendo salvo quatro set points para segurar a primeira partida.
O segundo set começou com os dois jogadores a segurarem de forma firme os seus jogos de serviço, e foi até o espanhol de 24 anos quem primeiro teve oportunidade de chegar à quebra, no quinto jogo. Almagro não o permite e faz o break no sétimo jogo, para ficar a servir para fechar o parcial, o que só viria a acontecer em mais um tie break.
Com o encontro a estender-se ao derradeiro set, Almagro mostrou-se mais esclarecido e assertivo, a dominar as longas trocas de bolas, passando para a frente do marcador com um break de vantagem logo no terceiro jogo. Uma vantagem que se revelou fatal para as aspirações do mais novo dos espanhóis, que procurava vencer o seu primeiro título ATP na terra batida do Clube de Ténis do Estoril.
Para o jogador de 30 anos, carrasco de João Sousa na segunda ronda, este triunfo significa o 13.º título da carreira, primeiro desde 2012, conquistado naquela que foi a primeira final cem por cento espanhola em solo nacional desde 2001.