Rafael Nadal: «Têm de ser desqualificados porque o merecem»
A polémica relacionada com a manipulação de resultados no circuito ATP continua. Depois de várias figuras se terem pronunciado sobre o assunto, foi a vez de Rafael Nadal dar a sua opinião.
Num entrevista realizada pelo El Espanol, o ex-número um mundial falou abertamente e revelou nunca ter sido abordado e desconhecer qualquer caso de manipulação de resultados: “Sou muito honesto, falo do meu ponto de vista que é a ignorância. No ATP Tour nunca ouvi falar disso acontecer, nem vi, nem ninguém me contactou, nem tenho qualquer informação sobre o que se está a passar. Ouvi dizer que em torneios mais pequenos, como os Challenger e os Future, existem pessoas que fazem isso. Ouvi, mas não sei. E falar de coisas que não sabemos é complicado.”
Mas de uma coisa Rafael Nadal parece estar certo: “As pessoas que investigaram isto, eu não as critico, nem as estou a acusar ou penso que estão certas, mas têm de nos dar nomes. Não podem simplesmente dizer campeões de Grand Slam. De que estamos a falar? De singulares? Pares? Mistos? Além disso, nos últimos dez anos houve seis ou sete campeões de Grand Slams. Digo isto com certeza: no circuito é impossível que um campeão de Grand Slam tenha manipulado um resultado. Se há pessoas a fazê-lo em Challengers, Futures, ou no circuito profissional – algo que não vejo apesar de jogar todas as semanas – então a solução é que a ATP os encontre e os castigue apropriadamente. Isto é o que eu espero e desejo.”
Rafa acredita ainda que a ATP tem feito um bom controlo, mas que se há investigações a decorrer então os nomes deveriam ser públicos, tal como em assuntos de doping. O espanhol foi ainda implacável ao afirmar que pessoas que não respeitem as regras devem ser castigadas. “Não temos de ignorar as regras. Temos de ter o máximo controlo para que isso não aconteça e para que o espectador não seja enganado. Do meu lado, é o que a ATP tem feito nos últimos anos e continua a fazer. Gostava que as pessoas que fizeram a investigação revelassem os nomes. A mesma coisa quando se investiga alguém nos testes de doping, gostava também de saber os nomes destas investigações. Pessoas que não respeitam as regras têm de ser responsabilizadas, tanto para a manipulação de resultados como para o doping. Têm de ser desqualificados porque o merecem.”