Halep supera Bencic, está na final de Madrid e a uma vitória do número 1

Por José Morgado - 10 maio, 2019

MADRID. ESPANHA. Simona Halep, a número mundial no final das últimas duas temporadas — perdeu esse estatuto em janeiro para Naomi Osaka, está à beira de voltar a sê-lo esta segunda-feira. A romena de 27 anos colocou esta sexta-feira a apenas uma vitória de um terceiro título no Mutua Madrid Open e do regresso à liderança WTA, ao passar à final do maior torneio do país vizinho — e um dos mais importantes da época no circuito feminino.

Num encontro de grande qualidade, como são quase todos entre estas duas protagonistas, Halep, número três mundial (será pelo menos número dois na segunda-feira), derrotou a suíça Belinda Bencic, 19.ª WTA, de 22 anos, por 6-2, 6-7(2) e 6-0, num encontro que se prolongou por 1h57 e que acabou por valer pelo excelente segundo set, repleto de alternâncias de ascendente e pontos fabulosos. Nos outros dois, Halep foi claramente superior…

A romena apura-se para a final de Madrid pela quarta vez nos últimos seis anos. Ganhou em 2016 (bateu Dominika Cibulkova na final) e 2017 (superou Kristina Mladenovic) mas perdeu a decisão de 2014 com a russa Maria Sharapova, num encontro que então serviu de antecâmara para a final de Roland Garros desse ano, igualmente vencida pela ex-líder mundial de 32 anos de idade.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.