Wimbledon não muda uma vírgula perante decisão da ATP e WTA de retirar pontos em 2022

Wimbledon não muda uma vírgula perante decisão da ATP e WTA de retirar pontos em 2022

Por Pedro Gonçalo Pinto - maio 20, 2022
Wimbledon
LONDON, ENGLAND – JULY 16: A general view of centre court as Roger Federer of Switzerland serves during the Gentlemen’s Singles final against Marin Cilic of Croatia on day thirteen of the Wimbledon Lawn Tennis Championships at the All England Lawn Tennis and Croquet Club at Wimbledon on July 16, 2017 in London, England. (Photo by Julian Finney/Getty Images)

A ATP e a WTA retiraram os pontos da edição de 2022 de Wimbledon, como resposta à decisão que a AELTC tomou, de banir todos os tenistas russos e bielorrussos. Ora, a organização do segundo Grand Slam do ano já emitiu um comunicado em resposta a esta situação e garantiu que não vai mudar uma vírgula da sua posição.

LEIA O COMUNICADO

Tendo em conta a posição global do Reino Unido para limitar a influência global da Rússia, o que removeu a entrada direta pelo ranking, e a resposta do governo, indústria, desporto e indústrias criativas, mantemos a nossa visão de que tomámos a única decisão viável para Wimbledon, como um evento desportivo globalmente reconhecido.

Não estamos preparados para tomar ações que coloquem em risco a segurança pessoal dos jogadores ou das suas famílias. Requerer declarações escritas de jogadores individuais como condição de entrada nas circunstâncias de Wimbledon traria escrutínio e risco significantes.

Não aceitamos que o sucesso ou participação em Wimbledon seja usado para a máquina de propaganda do regime russo, que, através da comunicação social controlada pelo estado, tem um passado de usar o sucesso desportivo para suportar uma narrativa triunfante para o seu povo.

Assim, mostramos o nosso profundo desapontamento pelas decisões tomadas pela ATP, WTA e ITF em retirar os pontos nos The Championships. Acreditamos que essas medidas são desproporcionais no contexto excecional e nestas circunstâncias extremas da posição em que estamos, prejudicando todos os jogadores que competem no circuito.

Estamos a considerar as nossas opções, e guardamos a nossa posição nesta fase. Também estamos em discussão com os nossos colegas dos Grand Slams

BOMBA: Wimbledon não terá pontos ATP em 2022

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.