'Vice' da Federação alemã acusa Federer de alterar regras do ranking a seu favor

‘Vice’ da Federação alemã acusa Federer de alterar regras do ranking a seu favor

Por José Morgado - dezembro 3, 2020
Federer
Switzerland’s Roger Federer attends a press conference after losing to Serbia’s Novak Djokovic in their men’s singles semi-final match on day eleven of the Australian Open tennis tournament in Melbourne on January 30, 2020. (Photo by Manan VATSYAYANA / AFP) / IMAGE RESTRICTED TO EDITORIAL USE – STRICTLY NO COMMERCIAL USE (Photo by MANAN VATSYAYANA/AFP via Getty Images)

Roger Federer, campeoníssimo de 39 anos que integra o Conselho de Jogadores do ATP Tour, está a enfrentar uma acusação muito grave de Dirk Hordorff, vice-presidente da Federação Alemã de ténis, que afirmou que o suíço está a utilizar a sua posição no Council para… benefício próprio.

“O Roger Federer simplesmente mudou o sistema do ranking ATP em benefício próprio. E isso é extremamente irresponsável e não é correto. Na minha opinião, ele utiliza a sua posição no Conselho de Jogadores para tirar vantagens pessoais e tem de ser dito que se não fossem as novas regras de ranking ele nem sequer seria top 50”, disparou Hordorff, em entrevista ao podcast ‘Quiet, Please’ do site Tennisnet.com.

Hordorff, uma das vozes mais polémicas do ténis mundial, não apresentou qualquer prova para sustentar as suas acusações e também não foi particularmente rigoroso nas suas declarações, tendo em conta que Federer não só seria top 50 como top 30 caso as regras do ranking ATP não tivessem sido alteradas por causa da pandemia. O suíço é atualmente o quinto da classificação mundial. Recorde-se que o circuito WTA seguiu exatamente as mesmas regras do ATP.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt