US Open: Shapovalov esteve perto da derrota, mas verga Fritz em 3h30 rumo aos 'oitavos'

US Open: Shapovalov esteve perto da derrota, mas verga Fritz em 3h30 rumo aos ‘oitavos’

Por Tiago Ferraz - setembro 4, 2020
shapovalov

O tenista canadiano Denis Shapovalov está nos oitavos de final do US Open depois de ter batido, esta sexta-feira,  Taylor Fritz por 3-6, 6-3, 4-6, 7-6(5) e 6-2.

A primeira partida foi muito equilibrada e prova disso é que o resultado estava empatado a três no final dos primeiros seis jogos sem qualquer registo de breaks.

O set inicial decidiu-se com um único break, no oitavo jogo, a favor de Taylor Fritz que depois disso teve bola na mão para se colocar na frente com um resultado de  6-3 a seu favor na primeira partida.

No segundo set, os dois tenistas mantiveram-se bastante próximos e foi sem surpresa que o parcial ficou definido nos pormenores: depois de mais seis jogos sem breaks e/ou pontos de break a registar Denis Shapovalov conseguiu a quebra de serviço decisiva, no oitavo jogo (5-3), e serviu para igualar o encontro com a vitória no segundo set (6-3).

Na terceira partida, o canadiano começou melhor, fez o break no primeiro jogo e avançou para o 2-0 logo depois.

Ainda assim, a vantagem não seria decisiva uma vez que Taylor Fritz respondeu na mesma moeda no sexto jogo para fazer o 3-3.

Depois disso, Shapovalov esteve mal no seu serviço, perdeu dois jogos consecutivos e Fritz aproveitou para se colocar vencer a terceira partida por 6-4.

No quarto parcial, Fritz entrou decidido, fez o break no segundo jogo e serviu para o 3-0. Com o break de vantagem, Taylor Fritz esteve tranquilo até ao momento em que teve que servir para confirmar o triunfo: nesta fase Fritz vacilou e viu o adversário reduzir para 5-4 e chegar ao 5-5 com o serviço no jogo seguinte.

O set ficou definido no tie-break que foi favorável a Denis Shapovalov com um resultado de 7-6(5).

Na quinta e decisiva partida, Denis Shapovalov esteve imperioso, conseguiu o break logo no segundo jogo e teve serviço na mão para chegar ao 3-0.

Com o break conseguido, o canadiano esteve tranquilo e até final venceu todos os seus jogos de serviço para conquistar o set e o encontro com um resultado de 6-2 depois de mais um break.

Nos oitavos de final Denis Shapovalov vai defrontar o belga David Goffin que também teve motivos para sorrir esta sexta-feira.

Tiago Ferraz
Jornalista de formação, apaixonado por literatura, viagens e desporto sem resistir ao jogo e universo dos courts. Iniciou a sua carreira profissional na agência Lusa com uma profícua passagem pela A BolaTV, tendo finalmente alcançado a cadeira que o realiza e entusiasma como redator no Bola Amarela desde abril de 2019. Os sonhos começam quando se agarram as oportunidades.