Toni Nadal arrisca: «Alcaraz é o natural sucessor do Rafa»

Toni Nadal arrisca: «Alcaraz é o natural sucessor do Rafa»

Por José Morgado - janeiro 3, 2021
Alcaraz
Foto Bruno Alencastre/Bola Amarela

Toni Nadal, tio e treinador de Rafael Nadal, arriscou este fim-de-semana, na sua coluna de opinião no diário ‘El País’, dar um nome para aquele que diz ser o natural sucessor do seu sobrinho, vencedor de 20 Grand Slams, no topo do ténis espanhol. O diretor da Rafa Nadal Academy é fã do jovem craque Carlos Alcaraz, de 17 anos, que em 2020 foi considerado pelo ATP Tour o ‘Newcomer of the Year’.

“O Alcaraz converteu-se, pelos seus resultados, a sua idade e o potência que tem, na grande esperança do ténis espanhol e também no natural sucessor do Rafa. Lembro-me que o vi jogar pela primeira vez na Academia do meu sobrinho. Ele perdeu esse encontro mas vaticinei-lhe um futuro brilhante na altura. Penso que não me vou enganar. Disse-o na altura e fui repreendido pelo seu agente, um grande amigo meu, que me disse para eu não lhe colocar essa pressão”, recordou o tio Toni.

Toni Nadal considera, aliás, que Alcaraz terá de ser capaz de aguentar a pressão de ser considerado sucessor de Rafa. “Acho totalmente desnecessário colocar os jovens dentro de uma bolha para protegê-los desse tipo de pressões. Eles têm de saber lidar com isso e penso que o Carlos tem essa maturidade e capacidade. Quem quer ser um campeão tem de se habituar à pressão. O Carlitos tem capacidades técnicas invulgares, é muito completo e fisicamente parece-me muito bem. A sua evolução no ranking tem sido constante. Perder contra alguém melhor ou mais velho nunca deverá ser um problema para ele”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt