Tiafoe: «Quero que as crianças negras se inspirem em mim e joguem ténis»

Tiafoe: «Quero que as crianças negras se inspirem em mim e joguem ténis»

Por José Morgado - maio 31, 2020
Frances-Tiafoe

O ténis é, hoje em dia, uma das modalidades mais globais a todos os níveis, mas Frances Tiafoe, de 22 anos, acredita que a sua história e o seu exemplo podem inspirar outros meninos negros que queiram jogar ténis. Numa altura em que os Estados Unidos voltam a viver debaixo de um terrível clima de tensão racial, o filho de imigrantes da Serra Leoa — que em nos anos 90 fugiram para os EUA por causa da guerra civil — alerta para aquilo que continua a ser um problema.

Em nenhum momento eu escolhi ser tenista. Gosto de dizer que o ténis é que me escolheu. Lembro-me de quando fui à escola com meu irmão e, quando saímos, mal podíamos esperar o momento para segurar uma raqueta e bater umas bolas. Foram momentos divertidos, passamos muito tempo juntos”, contou durante o programa ‘Tennis United’.

Tiafoe, que tem uma relação especial com os fãs — ficou claro nas vezes em que jogou o Millennium Estoril Open, em que chegou a oferecer bilhetes a fãs para o seu camarote — revela qual o seu objetivo principal para a sua carreira. “Quero ser lembrado como aquele miúdo que tinha uma relação especial com os fãs. Quero que as crianças negras se inspirem em mim para jogar ténis”.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.