Thiem joga muito, derrota Federer e é CAMPEÃO em Indian Wells

Por Nuno Chaves - 18 março, 2019

Está consumada uma semana de alto nível para Dominic Thiem. O número oito mundial conquistou este domingo o ATP 1000 de Indian Wells, ao vencer na final o suíço Roger Federer com os parciais de 3-6, 6-3 e 7-5, em 2h02 minutos de jogo.

Foi mais uma exibição de grande qualidade por parte dos dois jogadores. No primeiro parcial Federer registou uma entrada muito forte: chegou facilmente aos 3-0 e deixava no ar a hipótese de avançar para uma conquista fácil, ainda assim, Thiem soube reagir e conseguiu recuperar o break de desvantagem e fazer o 4-3. Federer não demorou a responder, fez o 5-3 e acabou mesmo por fechar o parcial.

No segundo set, foi novamente o suíço de 37 anos a entrar melhor. Podia ter feito o break ao terceiro jogo (dispôs de duas oportunidades), mas desta vez Thiem resistiu e conseguiu passar para a frente do parcial. Chegou ao 4-1 e manteve o serviço levando tudo para o terceiro e decisivo set, sempre com uma qualidade e consistência bastante elevada em todas as suas pancadas.

Na negra, o equilíbrio foi uma constante. Ambos os jogadores se mantiveram muito fortes no capítulo do serviço mas foi Thiem quem se superiorizou na fase final. A 5-5, na única oportunidade de break que teve no set aproveitou e logo de seguida fechou o encontro. Os break points acabaram por ter um fator decisivo. Federer teve 11 oportunidades mas concretizou apenas duas, já o austríaco em quatro, concretizou três.

Thiem conquista o 12.º título da carreira, o primeiro Masters 1000 e tem subida garantida ao quarto posto do ranking ATP.

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.