Swiatek está viciada em Roland Garros: já lá vão 22 sets seguidos e regressa aos 'quartos'

Swiatek está viciada em Roland Garros: já lá vão 22 sets seguidos e regressa aos ‘quartos’

Por Pedro Gonçalo Pinto - junho 7, 2021
iga-swiatek

O que é preciso fazer para abrandar Iga Swiatek? É que a polaca, campeã de Roland Garros em 2020, está verdadeiramente viciada em ganhar na terra batida francesa. Já lá vão 11 encontros e 22 (!) sets sempre a somar em Paris, numa altura em que já tem o lugar nos quartos-de-final e o estatuto de clara favorita à revalidação do título. A 9.ª classificada do ranking WTA não teve um passeio, mas acabou por fechar de forma relativamente rotineira mais um triunfo.

Desta feita, a vítima foi a surpreendente Marta Kostyuk, ucraniana de 18 anos que nunca tinha chegado sequer aos ‘oitavos’ de um Grand Slam. A talentosa Kostyuk deu tudo o que tinha, mas nem assim evitou o desaire com os parciais 6-3 e 6-4, num encontro em que Swiatek disparou 24 winners para 22 erros não forçados. Não foi uma exibição brilhante mas, na hora da verdade, a polaca voltou a mostrar frieza, ao salvar cinco de sete pontos de break e a aproveitar quatro em 12.

De olhos postos no título, a impressionante Swiatek vai agora medir forças com Maria Sakkari, que se tem mostrado em grande forma. Resta saber se será um duro teste para a polaca ou se a campeã vai dar mais um passo para passar de princesa a rainha da terra batida em Paris.

Pedro Gonçalo Pinto