Swiatek: «Como é que me sinto? Sei lá, perguntem-me amanhã!»

Swiatek: «Como é que me sinto? Sei lá, perguntem-me amanhã!»

Por José Morgado - outubro 10, 2020
swiatek-reaçao

Iga Swiatek, a campeã de Roland Garros em 2020 com apenas 19 anos, mostrou este sábado muitas dificuldades em encontrar palavras para descrever aquilo que sente por chegar ao seu primeiro título de Grand Slam. A polaca, que fez história para o seu país — e não só! — esteve no Eurosport Cube e assumiu ser difícil processar todas as emoções vividas.

“Nem sei o que dizer. Mais vale perguntarem-me amanhã como me sinto. Foi interessante para mim que ela tenha saído do court. Relaxou-me um pouco, percebi que deveria desfrutar do momento e estava muito agradecida por algo. Nem sabia bem o quê”, confessou Swiatek, sem conseguir esconder o sorriso e a felicidade pelo momento vivido.

Iga voltou a garantir que nunca esperou que isto lhe acontecesse no início da prova. Fora do top 50, a polaca até tinha um mau sorteio, tendo defrontado na primeira semana a finalista do ano passado (Marketa Vondrousova), uma ex-top 5 (Genie Bouchard) e a primeira cabeça-de-série (Simona Halep). “No início do torneio achei que tinha um péssimo sorteio e não esperava nada disto. A minha psicóloga é a pessoa mais importante. O meu pai e a minha irmã também vieram ver-me e neste momento só quero aproveitar este momento com eles.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt