Svitolina volta às quartas de Wimbledon e chora em quadra após mais um ataque à Ucrânia

Svitolina volta às quartas de Wimbledon e chora em quadra após mais um ataque à Ucrânia

Por José Morgado - julho 8, 2024
svitolina wimbledon
Jonathan Nackstrand/AELTC/Wimbledon

Elina Svitolina, de 29 anos, confirmou nesta segunda-feira o seu retorno às quartas de final de Wimbledon e está mais próxima de repetir a presença na semifinal de 2019 e 2023. É a 11ª vez que Svitolina atinge o lote das oito melhores jogadoras num torneio de Grand Slam, terceira no All England Club.

Nas oitavas de final, Svitolina. atual 21ª do ranking mundial, despachou facilmente a chinesa Wang Xinyu, 42ª da WTA, por 6-2 e 6-1, em jogo que foi resolvido em apenas 56 minutos, dando a melhor sequência possível ao excelente triunfo diante da tunisiana Ons Jabeur na rodada anterior.

O momento de maior emoção ficou no entanto reservado para o final, com Svitolina se emocionando ao relembrar o dia difícil que os ucranianos estão vivendo, na sequência de um novo ataque russo na região de Kiev, onde 31 pessoas morreram, incluindo muitas crianças num hospital oncológico.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt