É só a terceira vez na história que temos 5 portugueses num quadro principal de um ATP
Lembra-se da última vez que pôde ver cinco portugueses no quadro principal de um torneio ATP? Se sim, tem sorte, porque só aconteceu três vezes na história do ténis! Se não teve essa oportunidade, aproveite e vá ao Millennium Estoril Open esta semana, porque vamos ter João Sousa, Gastão Elias, Pedro Sousa, Frederico Silva e João Domingues a disputar o quadro principal do único torneio ATP português.
É preciso regressarmos a 2011 e 2012, e a uma outra organização e a um outro torneio (ao Estoril Open, disputado no Jamor) para recordarmos outro quinteto de tenistas portugueses. Alguns são os mesmos, mas também temos caras novas. Tanto em 2011 como em 2012, os nomes foram os mesmos: Fred Gil, Rui Machado, João Sousa, Gastão Elias e Pedro Sousa.
Em 1988, quando o principal torneio de ténis em Portugal era ainda de categoria Challenger, houve situação semelhante, com Joao Cunha-Silva, Jose Nunes, Sotero Rebelo, Marco Seruca e Nuno Veiga.
Factos como este só mostram a grande era que o ténis português está a passar neste momento. Nunca foi o ténis tão popular em Portugal, e nunca tivemos tantos tenistas a ser tão bem sucedidos.