Shapovalov descola de rótulo: «Isto tudo da NextGen é muito estúpido»

Shapovalov descola de rótulo: «Isto tudo da NextGen é muito estúpido»

Por Pedro Gonçalo Pinto - julho 22, 2021
shapovalov

Denis Shapovalov ocupa o 10.º lugar do ranking ATP aos 22 anos e não esconde que está farto de ouvir falar na NextGen e do seu nome ao mesmo tempo. O canadiano sente que já está noutro patamar e que tem outra experiência, algo que acabou por provar ao alcançar as meias-finais de Wimbledon, onde perdeu apenas com Novak Djokovic num encontro em que teve muitas oportunidades. Mas o que irrita Shapovalov é mesmo a denominação da NextGen no geral.

“Isto tudo da NextGen é muito estúpido. Sim, quando tens 18 ou 19 anos podes dizer que fazes parte da próxima geração, mas agora tenho 22 anos e estive nas meias-finais de um Grand Slam. Já aqui estamos. Não ganhamos todos os encontros contra quem domina o circuito, mas levamos ao limite. Devíamos deixar de lado a expressão NextGen cada vez que falamos dos jogadores mais jovens”destacou o canadiano, que esta quinta-feira entra em ação em Gstaad.

Questionado sobre as hipóteses que Djokovic tem de conquistar um inédito Golden Slam no ténis masculino, Shapovalov atribui claras possibilidades ao número um do mundo. “O que faz Djokovic tão forte é que se consegue ajustar e adaptar o seu ténis em cada encontro. Eu dominei-o em bastantes momentos momentos do nosso encontro, tive as minhas oportunidades, mas ele sabe como jogar nos momentos cruciais. A experiência foi muito importante. Na próxima vez estarei mais relaxado nos momentos importantes. Quanto ao Golden Slam, as coisas estão muito bem para ele neste momento. Seria impressionante, mas também significa que vai sentir a pressão nos torneios que faltam. Não está nada decidido”, revelou.

Pedro Gonçalo Pinto