Rublev passa Federer, bate recorde de ranking e ainda pode subir mais

Rublev passa Federer, bate recorde de ranking e ainda pode subir mais

Por José Morgado - abril 17, 2021
rublev-mc

Andrey Rublev, jovem russo de 23 anos que este sábado se qualificou para a sua primeira final da carreira em torneios ATP Masters 1000, em Monte Carlo, assegurou com o triunfo sobre o norueguês Casper Ruud que vai bater o seu recorde pessoal de ranking ATP, subindo pelo menos do oitavo para o sétimo posto, ao ultrapassar o suíço Roger Federer.

Rublev, que é atualmente o número um da ATP Race (pontos somados em 2021) e só não está mais acima no ranking ATP por causa do congelamento dos rankings e da adaptação do  sistema de defesa de pontos, poderá mesmo saltar para o sexto posto em caso de título no Mónaco, sendo que para esse cenário ultrapassaria Alexander Zverev.

O top 5 manter-se-à como está. Mesmo que Tsitsipas vença a final, o grego ficará sempre em quinto, atrás de Novak Djokovic, Daniil Medvedev, Rafael Nadal e Dominic Thiem.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt