Roig: «Sem Rafa Nadal, Federer ter-se-ia retirado há cinco anos»

Roig: «Sem Rafa Nadal, Federer ter-se-ia retirado há cinco anos»

Por José Morgado - maio 26, 2020
federer-nadal

Francis Roig, um dos treinadores de Rafael Nadal, não tem dúvidas de que a longevidade ao mais alto nível das carreira de Roger Federer e do seu jogador… estão conectadas. O diretor da BTT Academy, onde treina o português João Sousa, acha que o suíço, com quase 39 anos, já teria pendurado as raquetas se o espanhol, de quase 34, não se mantivesse ativo.

“Federer, Nadal e Djokovic motivam-se uns aos outros. E é claro que a luta pelo estatuto de melhor de sempre alimenta-os a todos e mantém-nos motivados para continuarem a ganhar ano após ano. Se Nadal não existisse, eu penso que Federer ter-se-ia retirado há uns cinco anos. Mas como cada um puxa pelo outro, eles continuam. É bonito ver que gostam tanto da modalidade, que são felizes após cada vitória, após vencerem torneios ATP 250”, assumiu Roig em declarações ao Eurosport durante o programa ‘Player’s Cut’ dedicado à carreira do Toro de Manacor.

Roig confirmou que Nadal já voltou aos treinos depois da quarentena, mas ainda a um ritmo muito baixo e sem pensar em qualquer tipo de objetivo.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt