Roger Federer e Dominic Thiem (mesmo) não vão às Davis Cup Finals

Roger Federer e Dominic Thiem não vão (mesmo) às Davis Cup Finals

Por José Morgado - fevereiro 2, 2019
THIEM

Roger Federer, número seis mundial, e Dominic Thiem, oitavo classificado, ficaram este sábado afastados das Davis Cup Finals, depois de as seleções da Suíça e da Áustria terem sido eliminadas — em casa — na fase de qualificação para a primeira edição da prova, que se joga em Madrid de 18 a 24 de novembro. O suíço de 37 anos já tinha dito que não queria participar na prova (e agora, mesmo que quisesse não poderia), mas o austríaco de 25 era um dos poucos top 10 a garantir que jogaria, só que apanhou um vírus nas últimas semanas e não pôde jogar a fase de qualificação.

Em Biel, a Suíça lutou muito com as armas que tinha, recorreu com sucesso a um menino de 15 anos, mas acabou derrotada pela poderosa Rússia — com Medvedev, Khachanov e Rublev — por 3-1. Karen Khachanov, 11.º ATP, ofereceu o ponto decisivo aos russos, com um triunfo de quase três horas diante de Henri Laaksonen, que havia vencido também em pares, por 6-7(2), 7-6(6) e 6-4.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/DavisCup/status/1091766820665733122

Em Salzburgo… grande desapontamento para a equipa da casa. Depois do 1-1 do primeiro dia diante do Chile, Jurgen Melzer e Oliver Marach colocaram a sua seleção na frente durante o encontro de pares e Dennis Novak, no quarto duelo, esteve a um jogo de derrotar Nicolas Jarry e colocar a Áustria nas Davis Cup Finals. Só que o favorito chileno venceu no tie-break do terceiro set e no duelo decisivo Christian Garín derrotou Jurij Rodionov por 6-2 e 6-1 para apurar os chilenos, liderados por Nicolas Massu, campeão olímpico em Atenas’2004.

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt