Rafael Nadal soma 16.ª vitória seguida e alcança primeira final em Xangai desde… 2009

Por admin - 14 outubro, 2017

Rafael Nadal está de regresso aos encontros decisivos em Xangai. O espanhol de 31 anos, número um do ranking mundial, registou durante a manhã deste sábado o seu 16.º triunfo consecutivo – campeão do US Open e do ATP 500 de Pequim – e carimbou o passaporte para a sua segunda final no Masters 1000 Chinês, primeira desde 2009, altura em que perdeu para o russo Nikolay Davydenko.

Num encontro equilibrado, Nadal ultrapassou o croata Marin Cilic, número cinco da tabela ATP, pelos parciais de 7-5 e 7-6(3), ao cabo de 2h12 – só o primeiro set teve a duração de longos… 67 minutos. Cilic ainda dispôs de três set points na partida inaugural e liderou com break de vantagem na segunda, mas viu Nadal ser superior nos momentos importantes do compromisso.

Na final, a 10.ª na presente temporada e 111.ª da carreira no circuito principal, Rafael Nadal tem pela frente o vencedor do compromisso entre o suíço Roger Federer, segundo classificado ATP, e o argentino Juan Martin del Potro, que esta sexta-feira precisou de se deslocar ao hospital depois de ter caído em cima do seu pulso esquerdo no embate alusivo aos quartos de final.

Com este triunfo, Nadal adia assim a qualificação de Marin Cilic para as ATP World Tour Finals, uma vez que, em caso de vitória, o croata teria apuramento direto.