Portugal vai receber o seu maior torneio feminino desde a extinção do antigo Estoril Open

Por José Morgado - 28 janeiro, 2019

O SPARKS Tennis Park Palmela vai receber o maior torneio internacional de ténis feminino do país. Com um total de 100.000 dólares em prémios monetários, o evento da categoria W100+H integra o calendário da Federação Internacional de Ténis (ITF), é pontuável para o ranking WTA e está marcado para a semana de 15 a 21 de julho de 2019 em Palmela, Setúbal.

Organizado em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis, prevê-se que o “W100+H Setúbal” receba várias tenista do top 100 mundial numa data e com condições privilegiadas, dado tratar-se de um torneio em piso rápido marcado para a semana imediatamente a seguir a Wimbledon.

Ao longo de sete dias, jogadoras de classe mundial lutarão pelo título num dos eventos mais fortes do calendário ITF: a categoria W100 é a mais alta das cinco que constituem os torneios de nível ITF. Em 2018 jogaram-se apenas 14 torneios como este em todo o planeta, sendo característica comum a participação de jogadoras do top 100.

Sobre a confirmação do torneio e citado pela assessoria de imprensa do próprio, Vasco Costa, Presidente da Federação Portuguesa de Ténis, referiu: “É com grande entusiasmo que a Federação Portuguesa de Ténis vê a realização de um torneio feminino de 100.000 dólares com hospitalidade em Portugal. Depois de vários anos sem um torneio feminino desta dimensão no nosso país, o SPARKS Tennis Park Palmela vai realizar um torneio que será com certeza o maior evento internacional do setor feminino em Portugal, num clube rejuvenescido que tem qualidades ímpares: está situado dentro de uma quinta e para além dos campos de ténis remodelados tem também outras valências, como uma piscina para as jogadoras e um parque natural muito interessante. Por isso, estão reunidas todas as condições para ser uma prova única que prestigiará o ténis português.”

A organização de torneios internacionais não é novidade para o SPARKS Tennis Park Palmela, que em 2018 se estreou no calendário ITF com um torneio feminino de 25.000 dólares e um masculino de 15.000 dólares.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.