Portugal-Polónia, 1-0: João Sousa supera batalha e dá vantagem na Maia

Portugal-Polónia, 1-0: João Sousa supera batalha e dá vantagem na Maia

Por Pedro Gonçalo Pinto - março 4, 2022
Federação Portuguesa de Ténis/Miguel Pinto

Portugal na frente! João Sousa deu o pontapé de saída no playoff do Grupo Mundial da Taça Davis da melhor maneira, ao bater Kacper Zuk no Complexo de Ténis da Maia. Com um estádio bem composto neste regresso da Seleção Nacional às eliminatórias em casa, o número um nacional levou a melhor num duro embate em três partidas que deixa a equipa das quinas na frente.

O número 87 do ranking ATP selou o primeiro ponto português com os parciais 6-3, 2-6 e 6-4, ao cabo de 2h31, dando agora a palavra a Nuno Borges, que vai medir forças com Kamil Majchrzak no segundo encontro de singulares desta sexta-feira. Ainda assim, o português teve de cerrar os dentes para travar a reação que Zuk mostrou na segunda partida e confirmar o ponto de abertura para a seleção capitaneada por Rui Machado.

Zuk até quebrou logo para abrir o encontro, antes de Sousa reagir imediatamente e colocar tudo na ordem do serviço. Com 4-3 no marcador, o vimaranense de 33 anos voltou a quebrar o adversário 10 dez anos mais novo e serviu com sucesso para selar o destino da primeira partida em grande nível. O problema é que o número 190 do ranking ATP elevou o seu ténis no início do segundo set e fez o break no quarto jogo, confirmando depois com nova quebra.

Com uma dura batalha instalada no Complexo de Ténis da Maia, Sousa entrou com um break no terceiro set, Zuk virou para 2-1, mas o vimaranense nunca baixou os braços e encontrou forças para saltar para a frente do marcador novamente a 3-2. O português ainda foi quebrado a servir para fechar o encontro a 5-2, mas evitou a recuperação do polaco e garantiu a sua 27.ª vitória em singulares na Taça Davis, deixando o público ao rubro.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt