Os dois raros recordes que Nadal ainda persegue em Roland Garros

Os dois raros recordes que Nadal ainda persegue em Roland Garros

Por Pedro Gonçalo Pinto - junho 7, 2022

Roland Garros e Rafael Nadal confundem-se. Afinal, falamos de um torneio que o campeão espanhol já venceu por 14 vezes. Por isso mesmo, não é com grande surpresa que olhamos para a lista de recordes do Grand Slam francês e o nome do maiorquino esteja lá em… quase todos. São poucos os que lhe escapam, sendo que há dois que ainda persegue.

Ora, há um que já é recorde em Roland Garros propriamente dito. Rafa domina com 112 vitórias no Major parisiense, mas a verdade é que ainda não é a pessoa com mais triunfos num só torneio do Grand Slam. Nesse departamento, ainda é superado por Martina Navratilova, que somou umas loucas 120 vitórias em Wimbledon. Já nesta edição de Roland Garros, Rafa desempatou com Roger Federer em Wimbledon e ultrapassou Serena Williams no US Open. Como precisa de mais oito vitórias, ganhar um 15.º Roland Garros não chega…

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/OnlyRogerCanFly/status/1533928404885577731?s=20&t=NomQmt_GXYHC1m9QcebNWQ

Por outro lado, Nadal também não é dono da maior ‘tareia’ numa final de Roland Garros. É certo que o triunfo por 6-1, 6-3 e 6-0 contra Roger Federer ficou cravado na história, mas ‘apenas’ como a segunda final mas desequilibrada no Philippe Chatrier. A final mais desequilibrada foi o triunfo de Guillermo Vilas contra Brian Gottfried, por 6-0, 6-3 e 6-0. Será que Rafa ainda consegue assinar a vitória mais desequilibrada numa final?

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/gastontr16/status/1533813322101010434?s=20&t=1PqmaOZ_bZsPb9g-rWKfzA

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt