Onde estava neste dia há 23 anos? Federer era louro e tornava-se... número um do mundo júnior

Onde estava neste dia há 23 anos? Federer era louro e tornava-se… número um do mundo de juniores

Por Bola Amarela - dezembro 20, 2021

Recuemos a 20 de dezembro de 1998. Porquê? É que um tal Roger Federer subiu à liderança do ranking mundial de juniores pela primeira vez na carreira neste preciso dia há 23 anos. E, diga-se de passagem, era um suíço bem diferente, não só pela questão idade, mas por uma questão estética que o leitor certamente já viu na fotografia que ilustra esta peça. Federer era louro e brilhou para conquistar o prestigiado Orange Bowl!

O suíço superou Guillermo Coria, por 7-5 e 6-3, num torneio em que era o 1.º cabeça-de-série e o francês Julien Jeanpierre defendia o estatuto de 2.º favorito. O caminho de Federer começou frente ao letão Raimonds Sproga (5-7, 7-6 e 6-0), seguindo-se Jurgen Melzer (6-3 e 6-1), Ivan Cinkus (6-0 e 6-1), Ricardo Mello (47-5 e 6-4) e David Nalbandian (6-4 e 6-2) antes de Coria.

Federer utilizou essa conquista para subir ao trono do ranking mundial sub-18, mas é curioso olhar também para alguns dos outros tenistas que participaram nesse torneio. A lista vai desde Andy Roddick Feliciano López, passando por Fernando González, Flávio Saretta, Filippo Volandri ou Jarkko Nieminen.

Bola Amarela