Oito cirurgias depois, Duckworth atinge primeira final ATP e desafia (também estreante) Kwon em Nur-Sultan

Oito cirurgias depois, Duckworth atinge primeira final ATP e desafia (também estreante) Kwon em Nur-Sultan

Por José Morgado - setembro 25, 2021

James Duckworth, de 29 anos, é mais um exemplo de que nunca devemos deixar de lutar pelos nossos sonhos. Depois de ter sido operado por oito vezes (três ao cotovelo direito, três ao pé direito e duas ao ombro direito) entre 2012 e 2018, o australiano está a fazer em 2021 a melhor temporada da sua carreira e este sábado qualificou-se para a sua primeira final no principal circuito masculino, no ATP 250 de Nur-Sultan, no Cazaquistão.

Com mais uma exibição de grande qualidade, o tenista de Sydney derrotou nas meias-finais o bielorrusso Ilya Ivashka, número 52 do ranking ATP, por 6-4 e 7-6(4), num encontro que se prolongou por além das duas horas e no qual chegou a ter de salvar dois set points na segunda partida.

Na final, Duckworth vai defrontar o o sul-coreano Soonwo Kwon, que também se estreia em finais ATP depois de ter derrotado nas ‘meias’ a grande figura do torneio, o número um cazaque Alexander Bublik (34.º ATP e segundo cabeça-de-série), por 3-6, 7-5 e 6-3.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt