Nuno Borges perde nos 'quartos' em Liberec e tem sonho do top 100 adiado

Nuno Borges perde nos ‘quartos’ em Liberec e tem sonho do top 100 adiado

Por Pedro Gonçalo Pinto - agosto 5, 2022
Foto: Millennium Estoril Open

Ainda não é desta que Nuno Borges se vai estrear no top 100 do ranking ATP. O número dois nacional, atual 106.º da hierarquia mundial masculina, tinha a oportunidade de realizar esse sonho nesta semana, mas foi eliminado nos quartos-de-final do Challenger de Liberec, na República Checa, adiando a concretização do objetivo por agora.

O maiato de 25 anos foi surpreendido pelo espanhol Nicolas Alvarez Varona (269.º), que dominou o encontro com os parciais 6-4 e 6-2 em 1h11. Borges esteve longe da sua melhor forma e só na reta final do segundo parcial se encontrou, na altura a reduzir de 5-1 para 5-4. No entanto, Alvarez Varona fechou o set, entrou a dominar no segundo e garantiu mesmo o acesso às meias-finais.

Desta forma, Nuno Borges vai ficar à porta do top 100 — é virtualmente o 103.º do ranking ATP –, sendo que ‘só’ precisava desta vitória para garantir a entrada nos 100 melhores, uma vez que Norbert Gombos perdeu igualmente nos quartos-de-final em Liberec.

Segundo o atual planeamento de torneios de Nuno Borges, o maiato agora só deve voltar à competição no US Open — seja no qualifying ou no quadro principal –, uma vez que está muito longe na lista de alternates dos Masters 1000 de Montreal e Cincinnati.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.