Naomi Osaka faz o que ninguém conseguia desde... Roger Federer

Naomi Osaka faz o que ninguém conseguia desde… Roger Federer

Por José Morgado - fevereiro 20, 2021
naomi-osaka-ausopen

Naomi Osaka conquistou este sábado o Australian Open 2021 e chegou aos quatro títulos de Grand Slam com 23 anos. A japonesa, que vai subir ao segundo posto do ranking WTA, venceu um quarto Major na sua quarta final de Grand Slam, algo que só outros dois jogadores conseguiram fazer na Era Open: Monica Seles… e Roger Federer. O suíço foi o último: Wimbledon 2003, Australian Open 2004, Wimbledon 2004 e US Open 2004.

Osaka alcançou ainda uma série de registos importantes com o seu triunfo em Melbourne:

— Os quatro títulos de Osaka fazem-na igualar Kim Clijsters, Hana Mandlikova e Arantxa Sanchez na Era Open, ficando a um de Maria Sharapova e Martina Hingis;

— Osaka é a primeira tenista — homem ou mulher — a chegar aos quatro títulos de Grand Slam desde Maria Sharapova, em Roland Garros 2012. Desde então, Andy Murray, Stan Wawrinka e Angelique Kerber pararam nos três… para já.

— Mais de metade dos títulos de Osaka (4 de 7) são de Grand Slam;

— Osaka é a 12.ª jogadora na Era Open com mais do que um título no Australian Open;

— A japonesa é a 15.ª jogadora da Era Open a vencer pelo menos quatro Majors. Só há três em atividade com esse número: Serena Williams, Venus Williams e Kim Clijsters.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt