Nadal: «Ter a oportunidade de jogar ténis é muito mais importante que vencer o 21.º Grand Slam»

Nadal: «Ter a oportunidade de jogar ténis é muito mais importante que vencer o 21.º Grand Slam»

Por Nuno Chaves - janeiro 28, 2022
epa09713784 Rafael Nadal of Spain celebrates after winning his Men’s semifinal match against Matteo Berrettini of Italy at the Australian Open Grand Slam tennis tournament at Melbourne Park, in Melbourne, Australia, 28 January 2022. EPA/DAVE HUNT AUSTRALIA AND NEW ZEALAND OUT

Rafa Nadal qualificou-se para a sua sexta final no Australian Open e, no próximo domingo, vai ter a oportunidade de lutar pelo 21.º Grand Slam da carreira e tornar-se no tenista da história com mais Majors, ultrapassando os eternos rivais Novak DjokovicRoger Federer.

A história está mesmo ao virar da esquina mas o número cinco mundial volta a desvalorizar a situação. “No final do dia, e sendo muito honesto, para mim é muito mais importante ter a oportunidade de jogar ténis do que conquistar o 21.º Grand Slam”, referiu, justificando esta declaração.

“Jogar ténis faz-me muito mais feliz na minha vida geral, estar disponível para fazer aquilo que mais gosto faz-me mais feliz que vencer outro Grand Slam”, reforçou.

Após garantir a final, Nadal não conteve a emoção e muito se deve ao facto de ter estado muito perto… de ter terminado a carreira. “Passei por muitos momentos desafiantes, muitos dias de muito trabalho sem ver uma luz. Mas continuei a trabalhar e a receber muito apoio da minha equipa e da minha família. Tive muitas conversas com eles sobre o que poderia acontecer se as coisas continuassem a ir naquele sentido, pensava que talvez seria uma altura para dizer adeus”.

“Isso não foi há muitos meses. Conseguir estar onde estou hoje… não consigo explicar em palavras o quão importante é para mim em termos de energia, em termos de satisfação pessoal, em termos de agradecer por todo o apoio que recebi dos adeptos e, especialmente, das pessoas que me são próximas”, concluiu.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.