Moya revela drama de Nadal: «Aconteceu um milagre. Rafa perdeu 4 quilos com a desidratação»

Moya revela drama de Nadal: «Aconteceu um milagre. Rafa perdeu 4 quilos com a desidratação»

Por Bola Amarela - janeiro 26, 2022
epa09703554 Rafael Nadal of Spain celebrates his win over Adrian Mannarino of France in their fourth round match during the Australian Open Grand Slam tennis tournament in Melbourne, Australia, 23 January 2022. EPA/DAVE HUNT AUSTRALIA AND NEW ZEALAND OUT

Rafael Nadal passou realmente muito mal durante a sofrida vitória diante de Denis Shapovalov. O campeoníssimo espanhol parecia ter quebrado fisicamente de vez à medida que o quinto set se aproximava, a ceder ao intenso calor que se fazia sentir em Melbourne Park. No entanto, o 20 vezes campeão do Grand Slam sobreviveu e apurou-se para as ‘meias’ do Australian Open, embora a passar uma fatura alta, como explicou o seu treinador Carlos Moya.

“Não esperava, mas aconteceu um milagre. Desde o final do segundo set vimos que o Rafa tinha tido uma queda abrupta. Com o golpe do calor, estava completamente morto. Agora este dia extra que temos vem que nem pérolas. Estamos confiantes que vai estar a 100 por cento para as meias-finais”, referiu aos microfonos do ‘El Partidazo de Cope’.

Moya revelou mesmo o impacto físico que isso teve em Nadal e falou sobre a hipótese de chegar ao recorde de 21 troféus em Majors. “Rafa perdeu quatro quilos com a desidratação, que foi muito grande. 21 Slams? Dentro da equipa não falamos. Sonhar… Isso é claro que sonhamos. Esperemos que se fale disso mas só no domingo. Desde que chegámos não falámos disso”, apontou.

Moya reconhece a pressão, mas admite também que há dois meses não imaginava este sucesso. “A pressão está aí, mas a melhor maneira de tratar isso é não dar importância. Nadal já disse que a sua felicidade não depende dos títulos. Agora estamos centrados na sexta-feira. Trabalhos muito duro para que não acabe a carreira só com 20 Grand Slams. Mas há dois meses duvidámos se podíamos chegar aqui. Nem no cenário mais otimista imaginávamos Rafa nas meias-finais do Australian Open. Não esperávamos isso, mas… é Nadal. Ele volta sempre”, rematou.