Medvedev vira sobre Nadal e marca duelo com Thiem na final em Londres

Medvedev vira sobre Nadal e marca duelo com Thiem na final em Londres

Por José Morgado - novembro 21, 2020
LONDON, ENGLAND – NOVEMBER 21: Daniil Medvedev of Russia celebrates winning the 2nd set during his singles semi final match against Rafael Nadal of Spain during day seven of the Nitto ATP World Tour Finals at The O2 Arena on November 21, 2020 in London, England. (Photo by Clive Brunskill/Getty Images)

Daniil Medvedev, número quatro do ranking ATP, vai discutir este domingo a final das ATP Finals, em Londres, pela primeira vez na sua carreira, depois de este sábado ter derrotado nas meias-finais da prova, na O2 Arena, o espanhol Rafael Nadal, número dois do Mundo, por 3-6, 7-6(4) e 6-4, negando uma vez mais ao espanhol a possibilidade de vencer o maior título que continua a faltar-lhe no palmarés.

Num encontro algo atípico, com alguns altos e baixos, quebras de intensidade e os dois jogadores a alternarem entre o melhor e o pior, Medvedev viu Nadal servir para o encontro a 6-3, 5-4, mas deu a volta para triunfar em 2h35, tornando-se no primeiro tenista a bater o espanhol de 34 anos depois de perder o primeiro set desde fevereiro de 2019, quando Nick Kyrgios venceu o maiorquino em Acapulco. Nas últimas 71 vezes em que Nadal havia vencido o primeiro set, os rivais nunca conseguiram dar a volta.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1330283917975412738

Na final deste domingo, Medvedev reencontra Dominic Thiem, naquele que será o quinto encontro entre ambos. O austríaco, número três do Mundo, comanda o confronto direto por 3-1, tendo vencido o último duelo há dois meses e meio, nas meias-finais do US Open. Ambos procuram o primeiro título nas ATP Finals, que no caso do russo seria o maior da sua carreira.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt