McEnroe sem dúvidas: «Nunca vi ninguém lutar tanto como Nadal»

McEnroe sem dúvidas: «Nunca vi ninguém lutar tanto como Nadal»

Por Pedro Gonçalo Pinto - julho 19, 2022
epa10055697 Rafael Nadal of Spain reacts after winning his men’s quarter final match against Taylor Fritz of the USA at the Wimbledon Championships in Wimbledon, Britain, 06 July 2022. EPA/KIERAN GALVIN EDITORIAL USE ONLY

John McEnroe viveu várias gerações do ténis e tem visto muito a acontecer à frente dos seus olhos. Por isso mesmo, é uma pessoa com credenciais para comparar eras, ao ponto de considerar que nunca viu ninguém como Rafael Nadal num parâmetro.

“Nunca vi ninguém esforçar-se e lutar tanto como Nadal, a preservar uma e outra vez por muitos problemas que tenha. Sempre pensei que Jimmy Connors seria o jogador mais lutador de todos os tempos num court de ténis, até que vejo o que Rafa é capaz de fazer. É simplesmente uma loucura”, referiu.

McEnroe não elogia só essa qualidade de Nadal, mas aponta esse traça como decisivo. “Todos sabemos que é um jogador incrível, mas a sua maior virtude é a habilidade para lutar contra todas as adversidades, de se esforçar ao máximo em cada ponto, em cada treino. Muita gente pensa que é fácil, mas é realmente complicado dar o máximo esforço continuamente. Há o exemplo de Kyrgios. Todos temos a sensação de que, se se esforçasse, era top 3, mas ele não é capaz”, destacou.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.