Wilander: «Swiatek ainda é mais favorita para Roland Garros do que o Nadal»

Wilander: «Swiatek ainda é mais favorita para Roland Garros do que o Nadal»

Por José Morgado - maio 27, 2021

Mats Wilander, antigo número um mundial, voltará a ser um dos especialistas do Eurosport durante a edição de 2021 de Roland Garros. O sueco falou com o Bola Amarela sobre os temas quentes do momento e apontou o nome daqueles que são os seus favoritos à conquista do torneio francês.

“A Swiatek e o Nadal, os campeões em título, são os meus favoritos. Acho a Iga ainda mais favorita do que o Rafael, o que é impressionante de pensar. Acho que ela já mostrou que pode lidar com a pressão ao vencer em Roma. De certa forma, já estás a defender o teu título em Roland Garros assim que pisas a terra batida no ano seguinte. Acho que, ao vencer Roma, ela está a dizer que pode defender o seu título e que é a melhor jogadora de terra batida do Mundo. Ela provou isso”, disparou o sueco.

E Nadal, que tipo de dificuldades poderá ter?Não tenho certeza se Rafa está tão forte quanto antes.. No entanto, no ano passado foi o Roland Garros mais fácil que ele conquistou e estou seguro de que ele vai ganhar de novo. Acho que ele será aqui e ali dominado em alguns dos seus encontros diante de tenistas mais jovens, mas acabará por ser campeão na mesma. A única forma de tal não acontecer é se ele não chegar tão confiante a encontros com Djokovic ou Tsitsipas e um deles poder fazer a diferença”.

Nadal

O sueco acha que o grego é mais perigoso para Nadal do que Zverev, que o derrotou em Madrid. Stefanos Tsitsipas é o próximo jovem a ganhar um Grand Slam. Eu acho que ele é o tenista que parece o mais obcecado com isso. O Dominic Thiem costumava ter aquele olhar, mas esfriou depois de ganhar o US Open, o que é normal. Neste momento, o Tsitsipas tem aquele olhar que diz que quer ganhar a tipos como o Nadal ou Djokovic em Grand Slams. É tem essa vontade, essa obsessão.”

E o que significaria para o ténis que Rafael Nadal ultrapassasse o recorde de Roger Federer com 21 Grand Slams já na próxima quinzena?Será inacreditável se o Rafa consegue conquistar seu 14.º título em Roland-Garros, um recorde incrível que vai nunca vai ser batido. Se ele chegar aos 21, provavelmente há um ser humano que tem a chance de ultrapassá-lo e esse é Novak Djokovic, porque não acredito que jamais teremos uma situação em que alguém vai ganhar 21 Majors. Eu sei que dissemos isso sobre Pete Sampras – nos 14 – mas agora estamos a falar de outros números. Eu não acredito que um jovem de 18 anos vai aparecer e simplesmente ganhar a todos durante anos. É possível, mas eu não acho que isso vá acontecer com a forma como o jogo está, com os jogadores a baterem todos cada vez mais forte. Só acho que será impossível ser tão consistente. Eu acho que é um oportunidade enorme para o Nadal fazer história.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.