Lucky loser Mpetshi Perricard faz história e já está nas oitavas em Wimbledon

Lucky loser Mpetshi Perricard faz história e já está nas oitavas em Wimbledon

Por José Morgado - julho 6, 2024
mpetshi

Giovanni Mpetshi Perricard, jovem francês de 20 anos que ocupa o 58º posto da ATP, mas foi obrigado a jogar a fase de qualificação uma vez que a sua ascensão no ranking aconteceu depois da divulgação das listas de Wimbledon, foi surpreendido no qualifying, mas conseguiu (e de que maneira!) dar a volta por cima e já está… nas oitavas de final de Wimbledon.

Depois de entrar como lucky loser e bater na primeira rodada o norte-americano Sebastian Korda, em uma batalha de cinco sets em que disparou 51 aces, e de atropelar em pouco mais de uma hora (!) o japonês Yoshihito Nishioka na segunda, o francês derrotou neste sábado (6) o número 1 finlandês Emil Ruusuvuori por 4-6, 6-2, 7-6(5) e 6-4. Mpetshi Perricard torna-se apenas o quinto tenista da história a chegar à segunda semana de Wimbledon depois de perder no qualifying.

Quem também está na segunda semana… é Roberto Bautista Agut. O ex-top 10 mundial, semifinalista deste torneio em 2019, está fora do top 100, mas reencontrou o ritmo na grama sagrada. Neste sábado, fechou o duelo que começou na véspera diante do também veterano Fabio Fognini, por 7-6(6), 3-6, 5-7, 7-6(1) e 6-4. Ele vai enfrentar o norte-americano Tommy Paul no domingo.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt