João Sousa perde à primeira em Córdoba e tem lugar no top 100 em risco

João Sousa perde à primeira em Córdoba e tem lugar no top 100 em risco

Por Bola Amarela - fevereiro 23, 2021
Sousa
Portugal’s Joao Sousa returns a forehand to USA’s Tennys Sandgren on day one of the Internazionali BNL D’Italia ATP tour at Foro Italico on September 14, 2020 in Rome, Italy. (Photo by Clive Brunskill / POOL / AFP) (Photo by CLIVE BRUNSKILL/POOL/AFP via Getty Images)

Não correu bem o regresso de João Sousa a quadros principais do circuito ATP. O português, número 98 do ranking ATP, caiu logo no primeiro obstáculo no ATP 250 de Córdoba, na Argentina, ao não resistir à maior consistência do espanhol Roberto Carballes Baena (96.º). Assim, o jejum ao mais alto nível estende-se para o melhor jogador português de sempre.

Sousa cedeu com os parciais 6-3 e 6-1, num duelo que acabou por ter a história desenhada de forma quase definitiva na primeira partida. O vimaranense entrou mal e perdeu logo o serviço, mas deu sinais de recuperação quando sobreviveu a um jogo em que salvou seis break points para fazer o 2-4. Logo de seguida, teve hipótese de quebrar, mas não aproveitou essa ocasião e perdeu a primeira partida pouco depois. Já o segundo set ficou marcado por muitos erros do português, que não conseguiu recuperar.

Desta forma, João Sousa perdeu o 11.º encontro consecutivo em quadros principais ATP, sendo que a última vitória foi no Masters 1000 de Xangai, em outubro de 2019, na altura frente a Filip Krajinovic. Com mais esta derrota, o português corre sérios riscos de sair do top 100 pela primeira vez desde… julho de 2013. Tudo irá depender da prestação desta semana de vários tenistas que estão perto dessa posição, como Dennis Novak, Andrej Martin ou Yannick Hanfmann.

Refira-se que João Sousa continua em pares, ao lado de Dominik Koepfer, ao passo que a participação portuguesa em Córdoba conta ainda com Pedro Sousa, que vai defrontar Federico Delbonis ainda na jornada desta terça-feira.

 

Bola Amarela