João Sousa: «As novas Davis Cup Finals são um grande evento e queremos lá estar»

João Sousa: «As novas Davis Cup Finals são um grande evento e queremos lá estar»

Por José Morgado - janeiro 29, 2019

João Sousa, número um nacional e 39.º colocado do ranking ATP, é a grande figura da eliminatória de qualificação para as Davis Cup Finals, entre o Cazaquistão e Portugal, que se vai jogar em Astana. O vimaranense de 29 anos é um dos mais experientes e vitoriosos tenistas portugueses na história da Davis e assume ser um fã do novo formato da prova, promovido e idealizado por Gerard Piqué.

“Seria uma grande notícia para Portugal se estivéssemos presentes nas Davis Cup Finals. A nova prova é um grande evento e queremos lá estar. Tenho jogado toda a minha vida na Taça Davis mas gostava muito de participar nesse evento”, confessou Sousa, que vem de uma prestação histórica no Australian Open.

Sousa espera um desafio difícil no Cazaquistão, onde a formação de leste venceu 10 dos últimos 11 encontros. “Vai ser difícil. Eles jogam nas condições deles, no piso deles, com as bolas deles e com o público deles, mas no final do fim-de-semana vai ganhar quem jogou melhor. Espero que possamos jogar bom ténis. Jogar a Taça Davis é sempre especial, mas hoje em dia já não fico tão nervoso como ficava quando me estreei, há mais de 10 anos. Agora tenho mais experiência”, lembrou.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt