Jaime Faria estreia em finais de Challenger em Oeiras e garante estreia no top 200

Jaime Faria estreia em finais de Challenger em Oeiras e garante estreia no top 200

Por José Morgado - maio 17, 2024
fariaaa
FOTO: Miguel Reis

Jaime Faria, ainda atualmente no 233.º posto do ranking mundial, escreveu esta sexta-feira mais uma página absolutamente memorável numa temporada de 2024 de absoluto sonho, ao qualificar-se para a final de um torneio Challenger pela primeira vez, no Oeiras Open 4, no Jamor, local onde vive e treina há vários anos, integrado no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis. O jovem nascido em Lisboa garante a estreia no top 200 mundial e será o novo número dois português à entrada na próxima semana.

Nas meias-finais, Faria, de apenas 20 anos, levou a melhor sobre o jovem argentino Román Andrés Burruchaga, 149.ª ATP, por 6-4, 6-7(5) e 6-1, num duelo resolvido em 2h37. Faria esteve a dois pontos de vencer em dois sets, mas não tremeu à entrada do terceiro set e acabou por não perdoar, dominando completamente o parcial decisivo.

Faria torna-se no 15.º português a chegar a uma final Challenger, dois meses depois de o seu amigo e parceiro de treinos Henrique Rocha ter feito o mesmo.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt