Incrível: João Sousa deixa escapar cinco match points e perde em Itália

Incrível: João Sousa deixa escapar cinco match points e perde em Itália

Por Bola Amarela - abril 6, 2021
joao-sousa1
FOTO FPT

João Sousa, número um português e 107.º colocado do ranking ATP, sofreu esta terça-feira uma das derrotas mais dolorosas dos últimos tempos, ao perder na primeira ronda do ATP 250 de Cagliari, na Sardenha, em Itália, diante do alemão Jan Lennard Struff, 41.º colocado ATP, por 1-6, 6-1 e 7-5, depois de ter estado a liderar por 5-2 no terceiro set e de ter tido… cinco (!) match points a favor.

O vimaranense de 32 anos, melhor tenista português de todos os tempos, fez um primeiro set de qualidade e, depois de um segundo parcial em que passou ao lado do encontro, acabou por reencontrar o seu nível de jogo no terceiro e decisivo set, em que foi muito superior ao germânico até ao 5-2, altura em que dispôs dos seus três primeiros match points. Struff aguentou-se e quebrou o português no jogo seguinte, mas Sousa voltou a ter mais dois match points que não conseguiu aproveitar. O segundo (quinto no total) é mesmo difícil de descrever, com uma longa troca de bolas fortemente afetada pelo vento em que alemão colocou quatro bolas em cima da linha. Os dois jogos seguintes foram de domínio do alemão, que com o ascendente do seu lado conclui a reviravolta, apesar de também ter tremido na hora de fechar. Só selou a contenda ao quinto match point…

“Injusto” ou não, como gritou o português nos últimos minutos do encontro, Sousa perdeu uma grande oportunidade de voltar a bater um top 100 pela primeira vez desde outubro de 2019 e um top 50 pela primeira vez desde setembro desse mesmo ano.

Para Sousa, segue-se agora uma espera para tentar entrar no qualifying do ATP Masters 1000 de Monte Carlo (ainda está fora). Caso contrário, o próximo torneio é o ATP 250 de Belgrado, onde também jogará a qualificação.

Bola Amarela