Imperial! Nadal é demasiado forte e afasta Federer rumo à final de Roland Garros

Imperial! Nadal é demasiado forte e afasta Federer rumo à final de Roland Garros

Por Nuno Chaves - junho 7, 2019
Nadal
Tennis – French Open – Roland Garros, Paris, France – June 7, 2019. Spain’s Rafael Nadal reacts during his semifinal match against Switzerland’s Roger Federer. REUTERS/Charles Platiau – UP1EF670ZVV6I

Rafa Nadal, número dois mundial e 11 vezes campeão de Roland Garros, confirmou todas as suas qualidades em terra batida e derrotou Roger Federer, naquele que foi o primeiro encontro entre ambos nesta superfície em oito anos.

Num jogo marcado pelo forte vento que se fez sentir, o que não permitiu um nível de jogo muito elevado, o espanhol de 33 anos adaptou-se melhor às condições e venceu com os parciais de 6-3, 6-4 e 6-2, ao cabo de 2h25 minutos de jogo.

Depois de um primeiro set onde o maiorquino fez sentir a sua superioridade, Federer equilibrou as contas no segundo parcial. Tornou-se mais agressivo e confiante no seu jogo, procurando o break. Chegou a liderar por 2-0, mas Rafa fez imediatamente o 2-1, mas depois chegou o momento decisivo para o encontro.

Federer servia a 4-4, teve 40-0 de vantagem mas, de repente, eclipsou-se, deixou-se quebrar e acabou por perder o set, deitando praticamente tudo a perder. No terceiro set, Nadal passou para a frente ao terceiro jogo e já não perdeu o controlo do encontro até final.

Com este resultado, Nadal confirma a segunda posição do ranking mundial e regressa à final de Roland Garros, onde defronta o vencedor do duelo entre Dominic ThiemNovak Djokovic.

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.