Histórico Riccardo Piatti explica por que razão deixou de treinar Djokovic em 2005

Histórico Riccardo Piatti explica por que razão deixou de treinar Djokovic em 2005

Por José Morgado - novembro 10, 2021

Riccardo Piatti, histórico treinador italiano que atualmente orienta a carreira de Jannik Sinner, explicou esta terça-feira a razão pela qual deixou de trabalhar com Novak Djokovic em 2005, quando o sérvio tinha 18 anos e estava no início do seu percurso profissional. O transalpino, agora com 63 anos, lembra que foi ele mesmo que decidiu acabar com a relação.

Não me arrependo dessa decisão. Aconselhei a família a mandá-lo ao oftalmologista e descobriram que ele tinha duas dioptrias a menos. O seu pai exigia de mim dedicação absoluta e eu não conseguia deixar a minha academia e os meus alunos. Eu sou fiel aos meus meninos. Também naquela época havia o problema de ter comigo o Ivan Ljubicic, um croata de origem bósnia. Djokovic é sérvio. Naquela época, a guerra nos Balcãs tinha terminado há pouco tempo e ainda havia algumas discrepâncias entre os dois países. Eu estava certo em dizer não. O meu sonho agora é ganhar um Grand Slam com o Jannik. Ele tem muitas condições para alcançá-lo no futuro”, confessou em entrevista ao ‘Corriere Della Sera’.

Sinner mereceu ainda mais elogios de Piatti. “Quando ele tinha 13 anos percebi logo que ia ser um tenista de topo. Havia pormenores nele que me indicavam que iria ser um grande desportista. É uma excelente referência para outros jovens.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt