Governo espanhol investiga Djokovic por violação das leis do país

Governo espanhol investiga Djokovic por violação das leis do país

Por Bola Amarela - janeiro 13, 2022
djokovic

A rádio espanhola Cadena Cope revela esta quarta-feira a informação de que o governo espanhol por meio de seus Ministérios da Imigração e do Interior estão a investigar a entrada de Novak Djokovic no país. As informações são de que Djokovic entrou na Espanha a 31 de dezembro de 2021, na cidade de Marbella, na província da Andaluzia, e ali permaneceu até ao dia 2 de janeiro.

Por causa da pandemia, e mesmo tendo o tratado de fronteiras facilitadas junto com Sérvia e outros países através do Espaço Schengen, a Espanha criou regras próprias para a entrada de estrangeiros ao país, que incluem ter vacinação completa e cumprirem um dos 10 requisitos profissionais e sociais descritos na lei. Djokovic enquadra-se especificamente na regra que trata de ‘trabalhadores altamente qualificados e atletas profissionais”. A entrada no país fica autorizada apenas em caso de competição desportiva, o que não foi o caso da viagem de Djokovic que foi ao país treinar.

Casos de exceções clínicas comprovadas ou idas de urgência precisam de ser aprovados previamente pelo governo espanhol, através da embaixada de Espanha em Belgrado.

O Ministério do Interior confirmou que pediu à Polícia que investigue a situação. Já o Ministério da Imigração apenas confirmou que Djokovic não fez nenhuma solicitação especial à embaixada espanhola em Belgrado.

Bola Amarela