Gonçalo Ferreira soma primeiro ponto ATP aos 17 anos; Cabral, Faria e Prata também vencem

Gonçalo Ferreira soma primeiro ponto ATP aos 17 anos; Cabral, Faria e Prata também vencem

Por José Morgado - outubro 16, 2018

Gonçalo Ferreira, jovem de 17 anos que treina desde muito jovem no Clube de Ténis de Braga, garantiu esta terça-feira o seu primeiro ponto ATP, ao avançar para a segunda ronda do SBA Open, um Future com sede em São Brás de Alportel, mas cujas primeiras rondas estão a ser jogadas um pouco mais a sul, na Vale do Lobo Tennis Academy.

O jovem português, que durante o seu percurso treinou durante oito meses no Centro de Alto Rendimento, no Jamor, derrotou na primeira ronda o seu compatriota Miguel Semedo, 1939 ATP, por 6-4 e 6-2, num encontro resolvido em apenas 1h22, e agora vai medir forças na próxima fase com o argentino Franco Egea, número 641 do ranking mundial.

Outros três jovens, Martim Leote Prata, Luís Faria e Francisco Cabral, alcançaram mais um ponto importante para os respetivos rankings após triunfos em duelos portugueses. Prata (2024.º) derrotou António Pragana (sem ranking), por 6-1 e 6-1; Faria (1351.º) eliminou Afonso Salgado (1724.º), por 6-1, 1-0 e desistência; e Cabral (1053.º) bateu Fábio Coelho (1822.º) por 6-2 e 6-4. José Ricardo Nunes e Gonçalo Falcão foram eliminados.

Ao todo, são sete os portugueses no top 16 do torneio algarvio.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt