Gastão Elias fecha quinzena memorável com dobradinha de títulos em Oeiras

Gastão Elias fecha quinzena memorável com dobradinha de títulos em Oeiras

Por José Morgado - abril 10, 2022
Foto: Sara Galvão/FPT

Aos 31 anos, Gastão Elias já terá vivido momentos muito especiais ao longo de uma carreira longa, mas a quinzena de dois torneios Challenger 80 que terminou este domingo no complexo de ténis do Jamor será certamente uma das memórias que guardará para sempre quando — esperemos que daqui a muito tempo — terminar a sua carreira profissional.

Depois do título na semana passada,  novo ‘rei’ do Jamor, atual número 173 do ranking ATP, conquistou este domingo o Oeiras Open 2, ao derrotar na final o italiano Alessandro Giannessi, 178.º da hierarquia mundial, por 7-6(4) e 6-1, numa final resolvida em 1h40 e marcada naturalmente por dois sets totalmente distintos. Um primeiro muito duro, em que o português só fechou no tie-break depois de ter servido duas vezes — sem sucesso — para fechar o parcial e o segundo que dominou completamente, aproveitando o embalo do primeiro e a quebra do seu rival, que não teve argumentos para contrariar a superioridade do jogador da Lourinhã.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/josemorgado/status/1513160703192018949

Elias sai do Jamor com 10 vitórias, dois títulos e 160 pontos que o farão subir para o 156.º posto do ranking ATP, a sua melhor classificação desde outubro de 2018.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt