Francisca Jorge e Nuno Borges, campeões nacionais, triunfam também no Masters FPT

Francisca Jorge e Nuno Borges, campeões nacionais, triunfam também no Masters FPT

Por Bola Amarela - janeiro 10, 2021
nuno-francisca

Seis meses depois de terem subido ao mesmo pódio para erguerem os troféus de campeões nacionais absolutos, Francisca Jorge e Nuno Borges voltaram a fazê-lo — desta vez, para exibirem os títulos conquistados no Masters Seniores que a Federação Portuguesa de Ténis organizou no Complexo de Ténis do Jamor, onde se reuniram os melhores jogadores da última época nas provas do circuito nacional.

Tetracampeã nacional e número 459 do ranking WTA, Francisca Jorge derrotou na final Elizabet Hamaliy (que vive em Portugal há quase uma década e aguarda pela nacionalidade portuguesa) por 6-2 e 6-4, após 1h18 no court.

A vitória deste domingo foi a segunda da melhor tenista portuguesa da atualidade no Masters da Federação, uma vez que já tinha vencido a edição inaugural, em 2019 (no ano seguinte não foi a jogo).

O último lugar do pódio foi ocupado por Inês Oliveira, que venceu o duelo frente à colega de treinos Ana Filipa Santos — campeã em título — por 7-5 e 7-5. Nos restantes encontros, Maria Santos derrotou Alexandra Roque Silva (6-1 e 7-5) para ficar com o quinto lugar e Beatriz Paciletti venceu Rita Silva (3-6, 6-4 e 6-4) para ficar com o sétimo.

No torneio masculino, Nuno Borges também confirmou o favoritismo e saiu do Jamor com mais um troféu para o palmarés nacional: depois das vitórias em duas etapas do Circuito Sénior FPT e no Campeonato Nacional Absoluto, no verão, o maiato (que já é o 399.º da tabela ATP) impôs-se por 6-2 e 7-5 a Pedro Araújo para “tirar” ao lisboeta o título que tinha conquistado há um ano.

O terceiro lugar ficou entregue a Luís Faria, que venceu Tiago Cação por equilibrados 7-6(6), 4-6 e 6-4 num encontro entre dois tenistas do CAR. Em quinto ficou Tiago Torres, que nem precisou de entrar em court porque João Monteiro desistiu, e em sétimo Daniel Batista, que superou José Ricardo Nunes por 6-4 e 6-2. Nos últimos duelos, Francisco Faria bateu Illia Stoliar por 7-6(6) e 6-2 para ficar com a nona posição e João Gonçalves impôs 6-2 e 6-3 a Henrique Petiz para terminar como décimo primeiro classificado.