Federer: «Precisamos de courts rápidos, estas bolas à noite não andam...»

Federer: «Precisamos de courts rápidos, estas bolas à noite não andam…»

Por José Morgado - janeiro 16, 2019

Roger Federer, número três mundial, mostrou-se esta quarta-feira contente com o seu nível de jogo na segunda ronda do Australian Open, diante de Dan Evans, naquele que foi o seu primeiro encontro em 2019 jogado… de dia. O suíço de 37 anos aproveitou para falar da velocidade dos courts de Melbourne Park e da diferença que faz jogar de dia ou de noite.

“As novas bolas Dunlop são boas, mas são totalmente diferentes daquelas com que jogávamos aqui. É difícil meter topspin na bola à noite. Há que realizar uns ajustes no meu jogo por causa das bolas, até porque em Perth (Hopman Cup) o court era mais rápido. É importante que os courts centrais estejam rápidos, porque à noite estas bolas não andam e os principais encontros deste torneio (a partir das meias-finais) são jogados de noite. Nesse aspeto, acho que o Australian Open tem feito um bom trabalho”, lembrou o helvético, seis vezes campeão em Melbourne.

Federer, que vai defrontar o jovem norte-americano Taylor Fritz na terceira ronda, falou ainda de quem são os favoritos aos Grand Slams em 2019. “Bom, o Rafa é sempre o favorito número 1 em Roland Garros, independentemente de como se sinta. O Novak é o favorito em pisos rápidos e eu, pelo número de títulos que tenho em alguns destes torneios, também sei que posso dar luta..”

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt