Ex-técnico de Federer: «As pessoas pensam que é tudo natural, mas ele treina muito»

Ex-técnico de Federer: «As pessoas pensam que é tudo natural, mas ele treina muito»

Por José Morgado - dezembro 10, 2020
federer-xangai

Paul Annacone, credenciado técnico norte-americano que trabalhou mais de três anos com Roger Federer, entre 2010 e 2013, concedeu entrevista ao podcast ‘Tennis with Accent’ e revelou que o segredo do sucesso do ex-pupilo natural da Basileia, na Suíça, era… trabalhar muito.

“O Roger aparecia todos os dias e ditava o ritmo nos treinos. As pessoas olham para este atleta com este estilo que apenas flutua em court e pensam simplesmente que tudo isto acontece naturalmente. Posso garantir que ele trabalhou uma quantidade inacreditável de tempo ao longo da sua vida. Ele repetiu tantas vezes os seus movimentos é que agora é mais fácil para ele recuperar um nível alto. Ele conhece bem seu corpo”, disse Annacone, que treinou igualmente Pete Sampras a atualmente trabalha com o também norte-americano Taylor Fritz.

Annacone falou ainda sobre a análise tática que fazia com Federer sobre cada encontro e cada adversário: “Essas conversas surgiam durante o jantar ao longo do ano. Depois falávamos sobre filosofias de jogo e coisas a fazer para criar diferentes maneiras de ter sucesso contra os diferentes tipos de jogadores. Em seguida tentávamos implementar essas estratégias nos treinos periodicamente ao longo do ano”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt