ELIMINADO! Campeão em título Federer é derrotado por Tsitsipas nos ‘oitavos’ e vai sair do top 5 do ranking mundial

Por Nuno Chaves - 20 janeiro, 2019

Está eliminado. Roger Federer, número três mundial e vencedor do Open da Austrália nos últimos dois anos, foi derrotado esta manhã por Stefanos Tsitsipas nos oitavos de final da competição, ao perder com os parciais de 6-7(11), 7-6(3), 7-5 e 7-6(5), numa longa batalha de 3h45 minutos de jogo.

O suíço, apesar de ter tido sempre muitas dificuldades, podia ter construído outro resultado. No segundo parcial chegou a dispor de quatro set points a 5-4 no serviço do prodígio grego, no entanto, nunca foi capaz de quebrar o saque. Aliás, Federer em todo o encontro nunca realizou um único break e dispôs qualquer coisa como 12 pontos de break.

Quanto a Tsitsipas foi crescendo à medida que o jogo se desenrolava. Muito solto, sem nada a perder, protagonizou uma exibição de alto nível para atingir os quartos de final de um torneio do Grand Slam pela primeira vez na carreira.

Com este desaire, o suíço vai sair do top 5 do ranking mundial (precisava de fazer, pelo menos, as meias-finais. Já Tsitsipas, que vai marcar presença no Millennium Estoril Open, terá como próximo adversário o espanhol Roberto Bautista Agut.

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.