Dominic Thiem entra na luta pela liderança do ranking ATP

Dominic Thiem entra na luta pela liderança do ranking ATP

Por José Morgado - julho 7, 2020
thiem-1

Dominic Thiem, de 26 anos, é um dos tenistas beneficiados pelas novas regras para os rankings ATP, que vão permitir que os tenistas acumulem os pontos dos seus 18 melhores torneios durante 22 meses, em vez dos 12 habituais. Com este novo sistema, Thiem, que está a pouco mais de 3000 pontos de Novak Djokovic, líder mundial, não só tem a chance de manter os (muitos pontos) da temporada de terra batida de 2019 — e de Indian Wells, que venceu –, como também tem a chance de adicionar muitos nos torneios em que não esteve tão bem no ano passado, como são os casos de Cincinnati, US Open e até Roma.

O austríaco necessitará sempre que Novak Djokovic (e também Rafael Nadal, mas especialmente o sérvio) não esteja ao seu melhor nível, mas as suas hipóteses matemáticas de terminar 2020 na liderança do ranking são maiores do que seriam no anterior sistema pontual.

Thiem, que tem competido muito — e bem — neste pós-pandemia, em diversos torneios de exibição, já anunciou que vai regressar ao circuito precisamente em Cincinnati e no US Open, provas que serão jogadas em Nova Iorque.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt