Domingues sai do buraco e alcança vitória importante na Maia

Domingues sai do buraco e alcança vitória importante na Maia

Por José Morgado - dezembro 7, 2021
domingues-lisboa-qf
Beatriz Ruivo/Del Monte Lisboa Belém Open

João Domingues, número 248 do ranking ATP, qualificou-se esta terça-feira de forma incrível para a segunda ronda do Maia Open I, o primeiro de dois torneios Challenger que fecha o calendário de provas internacionais em território nacional esta temporada.

Depois de ter perdido os pontos de semifinalista deste torneio de 2019 e de ter dado um trambolhão no ranking que o coloca fora dos lugares de apuramento para o Australian Open, Domingues, de 27 anos, tenta somar esta semana pontos importantes que o qualifiquem para Melbourne e nesta primeira ronda alcançou um triunfo muito suado diante do menos cotado francês Mathieu Percichot, 436.º ATP, por 3-6, 7-6(1) e 6-1, em 2 horas e 7 minutos de duelo. O oliveirense, quarto cabeça-de-série da prova e um dos naturais candidatos a chegar longe, apesar de nos últimos anos ter somado problemas físicos que lhe retiraram forma e confiança, chegou a estar a perder por 2-6 e 1-4, com dois breaks de desvantagem. Percichot serviu ainda para fechar em dois sets no 10.º jogo do segundo parcial.

Na segunda ronda, Domingues tem encontro marcado com o vencedor do embate entre o wild card português Pedro Araújo, de 19 anos, e o francês Calvin Hemery.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt