Djokovic feliz com alteração do sistema de ranking: «Espero bater o recorde do Federer em março»

Djokovic feliz com alteração do sistema de ranking: «Espero bater o recorde do Federer em março»

Por José Morgado - outubro 25, 2020

Novak Djokovic, número um do Mundo, falou este domingo em Viena pela primeira vez desde que foi confirmada a alteração do sistema de ranking para os primeiros dois meses de 2021. Em janeiro e fevereiro, o ranking ATP seguirá as mesmas regras da segunda metade 2020, com os jogadores a não perderem qualquer ponto, mas também a só somarem caso façam melhor do que nesse torneio do ano anterior.

O líder ATP vê assim aumentarem muito as suas chances de continuar no topo da hierarquia durante largos meses — não corre risco de perder os muitos pontos que defenderia na Austrália caso as coisas não lhe corressem bem — e não esconde que o novo sistema o agrada. “Para mim, pessoalmente, é excelente. Eu tinha muitos pontos a defender na Austrália. Mas de qualquer forma acaba por ser igual para todos os jogadores. Eu espero alcançar o recorde do Federer em março e fazer história, mas nunca sabemos o que pode acontecer, o ténis é imprevisível.”

Djokovic está em Viena a jogar o ATP 500 austríaco e defronta na primeira ronda o seu compatriota e amigo Filip Krajinovic, com quem treinou toda a semana em Belgrado. “Brincámos que poderia calhar-nos jogar um contra o outro, mas as probabilidades eram baixas. Mas aqui estamos nós…”

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.